Ultimas Notícias e Eventos

Postos de saúde de Aracaju disponibilizam vacina contra a febre amarela


Quem pretende viajar para áreas de risco deve ser vacinar 10 dias antes. 110 Unidades Básicas de Saúde de Curitiba têm a vacina contra febre amarela Valdecir Galor/SMCS Sergipanos que pretendem deixar o estado precisam se vacinar contra a febre amarela. O alerta é da Coordenação de Imunização de Aracaju. A dose também é recomendada pelo Ministério da Saúde, principalmente para quem vai para regiões consideradas zona de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. A doença possui dois ciclos de transmissão: silvestre, quando há transmissão em área rural ou de floresta, e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. “A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti”. As vacinas estão sendo aplicadas em alguns postos de saúde da capital. Confira a lista: Posto de Saúde Dona Zinhazinha: quarta-feira e sexta-feira; Posto de Saúde Edézio Vieira Melo: segunda-feira e quinta-feira; Posto de Saúde Joaldo Barboza: terça-feira e quarta-feira; Posto de Saúde Augusto César Leite: segunda-feira e quarta-feira; Posto de Saúde Maria do Céu: terça-feira e sexta-feira; Posto de Saúde José Machado de Souza: segunda-feira e terça-feira; Posto de Saúde Lauro Dantas: quarta-feira e sexta-feira; Posto de Saúde Celso Daniel: segunda-feira e quinta-feira. Confira os sintomas Os sintomas iniciais da febre amarela: Início súbito de febre; Calafrios; Dor de cabeça intensa; Dores nas costas; Dores no corpo em geral; Náuseas e vômitos; Fadiga e fraqueza. Casos graves: Desenvolvimento de febre alta; Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos); Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal); E, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Ver Notícias

Anavitória se apresenta neste domingo na cidade de Itabaiana


Show faz parte da turnê ‘O tempo é agora’. Anavitória Gabriela Muniz/G1 A dupla Anavitória realiza, neste domingo (17), na cidade de Itabaiana um show da turnê ‘O tempo é agora’. Ana e Vitória são amigas de escola que juntaram as vozes e os nomes na dupla Anavitória. Em 2017, conquistaram o Grammy Latino com a canção ‘Trevo’ e um disco de platina duplo com o single ‘Fica’. E em 2018 se apresentaram no Rock in Rio Lisboa. Serviço Os ingressos e valores podem ser conferidos no link. A faixa etária é de 12 anos. Menores a partir de 10 anos podem entrar acompanhados de pais e/ou responsáveis legais.

Ver Notícias

Aeroporto Santa Maria em Aracaju será leiloado no dia 15 de março


Ao todo 12 aeroportos estão no processo. Aeroporto Santa Maria em Aracaju Márcio Dantas/Divulgação O Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, vai a leilão no dia 15 de março. A informação foi confirmada pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. Ao todo 12 aeroportos estão na 5ª Rodada de licitação. Eles foram divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. “O ministro Tarcisio Freitas me comunicou que no dia 15 de março estará indo a leilão o aeroporto de Aracaju e me convidou para estar presente em São Paulo. Estamos na expectativa que dê tudo certo e que o aeroporto passe a oferecer mais qualidade no atendimento dos sergipano e de turistas”, disse o governador. Leilão A arrecadação mínima com o leilão dos 12 terminais será de R$ 219 milhões. Esse valor deve ser pago à vista. Ao longo da concessão ainda devem ser pagos R$ 2,1 bilhões em outorga. A outorga, variável, será calculada em cima da receita bruta da futura concessionária, sendo de 8,2% para o bloco Nordeste; 8,8% para o bloco Sudeste; e 0,2% para o Centro-Oeste. O prazo de concessão será de 30 anos. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o edital não prevê obras obrigatórias, mas estabelece o tipo e o nível de serviço que o aeroporto deve oferecer.

Ver Notícias

VÍDEOS: SE1 deste sábado, 16 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Comercialização de carne vermelha deve ser retomada em Itabaiana

Segundo assessoria de frigorífico, Polícia Militar conseguiu desbloquear rodovia de acesso ao local. Comércio de carne foi prejudicado Um protesto de marchantes no município de Itabaiana realizado neste sábado (16) impediu o funcionamento de um frigorífico privado na região. A situação afetou a tradicional feira do município e o funcionamento do mercado, que ficou com as bancas sem carnes. Também faltou carne vermelha em feiras e mercados de vários municípios do estado, onde somente os vendedores de carne suína e de aves trabalharam. A direção do frigorífico informou que a Justiça determinou a desinterdição do local e durante o período da tarde deste sábado a Polícia Militar conseguiu liberar o acesso dos carregamentos de carne. A previsão é que na próxima segunda-feira (18) o serviço seja normalizado. Outros protestos As manifestações começaram na última quinta-feira (14), quando os marchantes fecharam a BR-235, perto de Areia Branca. Eles pediam a reabertura do matadouro de Itabaiana, que está sem funcionar há quase 100 dias. Enquanto ocorria o protesto, o Ministério Público anunciou o fechamento de mais dois matadouros, em Itaporanga d'Ajuda e Estância. Em Itaporanga, o Ministérios Públicos Federal e Estadual também interditaram o açougue Municipal José Sobral. O Ministério Público realizou uma reunião com a prefeitura de Estância e ficou definido que o matadouro vai funcionar até esse domingo (17) para o abate de animais. E na próxima quarta-feira (20) o matadouro será interditado por completo.

Ver Notícias

Homem fica ferido após táxi lotação capotar

Segundo a PRF, passageiro feriu uma das orelhas. Um homem ficou ferido na manhã deste sábado (16) após um táxi lotação sair da pista e capotar na BR-235, próximo à entrada da cidade de Aracaju (SE). Segundo a Polícia Federal (PRF), o motorista não teve ferimentos e o passageiro ficou ferido levemente em uma das orelhas. O acidente não provocou transtornos no trânsito da região.

Ver Notícias

Feira em Nossa Senhora do Socorro vai trocar rações de gatos e cachorros por mudas de plantas


As rações arrecadadas serão doadas para um projeto que resgata e cuida de animais desabrigados em Sergipe. Cada quilo do alimento para cães e/ou gatos, pode ser trocado por uma muda de planta Instituto Canto Vivo/Divulgação Acontece neste sábado (16) uma feira de trocas onde cada quilo do alimento para cães e/ou gatos, pode ser trocado por uma muda de planta. O evento, organizado pelo Instituto Canto Vivo, será realizado no estacionamento do Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro. As rações arrecadadas serão doadas para um projeto que resgata e cuida de animais desabrigados em Sergipe, inclusive no município de Nossa Senhora do Socorro, onde ocorre a feira. Qualquer pessoa pode participar da ação e não há limite para as trocas. O Instituto Canto Vivo é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 2001 por ativistas ambientais. A ONG tem a missão social de semear de forma revolucionária, mediante realização de projetos educacionais e ambientais voltados para a preservação do ecossistema de forma sustentável e participativa.

Ver Notícias

Homem morre após ônibus de turismo invadir casa na cidade de Lagarto

Segundo o Corpo de Bombeiros, outras pessoas ficaram feridas. Vítimas foram encaminhadas para hospitais de Lagarto e Aracaju O motorista de um ônibus de turismo, que saiu da cidade de Araci na Bahia com destino à capital sergipana, perdeu o controle do veículo e invadiu uma casa na manhã deste sábado (16) na cidade de Lagarto (SE). “Eles saíram da cidade de Araci por volta das 03h30 e iriam para Aracaju, dormiriam e retornariam amanhã. Meu filho foi junto com o motorista para apreender o roteiro, mas não estava dirigindo foi como membro da excursão”, disse o empresário, Aureliano Oliveira, que é proprietário da empresa de ônibus e pai do jovem de 18 anos morto do acidente. Ele informou ainda que um outro ônibus foi enviado para buscar os passageiros que não ficaram feridos e eles já retornavam para suas residências. E um veículo foi disponibilizado para esperar as vítimas que ainda estão hospitalizadas na cidade de Lagarto. "Inicialmente a informação que eu recebi é que o motorista desviou de um cachorro e acabou perdendo o controle do veículo", explicou o empresário. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem morreu e pelo menos oito pessoas ficaram feridas. Três vítimas foram atendidas por equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Universitário da cidade, e outras procuraram a unidade de saúde por meios próprios. A assessoria de comunicação do Hospital de Lagarto informou que a unidade de saúde recebeu cinco vítimas do acidente, e até o início da noite deste sábado uma mulher e um homem permaneciam internados na unidade de saúde. Uma criança foi encaminhada para um hospital particular de Aracaju e de acordo com a assessoria passa bem e deve ter alta nas próximas horas. Duas mulheres foram levadas para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A assessoria do hospital informou que uma das vítimas foi submetida a uma cirurgia e a outra permanece internada na Ala Verde trauma. O motorista do ônibus passou mal horas depois do acidente, foi atendimento pelo Samu e encaminhado ao Huse. De acordo com o Samu, ele apresentou queixa de dor torácica.

Ver Notícias

Veja a programação dos blocos de rua deste final de semana em Aracaju

Folia acontece em vários bairros da capital. O carnaval em 2019 é apenas em de março, mas neste mês de fevereiro vários bloquinhos pretendem animar os foliões. Em Aracaju, vários bloquinhos e prévias vão animar o final de semana. O G1 preparou uma lista com as prévias da capital. Confira abaixo: Sábado (16/02) Prévia do bloco Perdidos na Selva Local: Avenida José Freitas de Andrade com Rua Antônio Maia dos Santos, Bairro Coroa do Meio Horário: 15h Bloco Job da Madrugada Local: Rua Euclides Paes Mendonça, Bairro Salgado Filho Horário: 17h às 23h Bloco carnavalesco “Ô Marinheiro” Local: Rua Carlos Gomes com Rua Castro Alves, Bairro Inácio Barbosa Horário: 16h às 18h Bloquinho da B13 Local: Rua Soldado Pedro Aniceto de Souza, Bairro São Conrado Horário: 13h30 Bloquinho do Inácio Barbosa Local: Ruas do Bairro Inácio Barbosa Local: 16h às 22h Domingo (17/02) Bloco Afro Rua Geruzinho, Bairro Getúlio Vargas Horário: 14h às 18h Bloco Galera da Cinelândia Local: Estacionamento da Passarela do Caranguejo, bairro Atalaia Horário: 17h às 19h CarnaPaz e Alegria Local: Rua D (em frente ao Boteco Cobnfraria), Zona de Expansão Horário: 11h30 às 17h30

Ver Notícias

VÍDEOS: SE2 desta sexta-feira, 15 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Exposição ‘Sons de Lá’ continua aberta no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão


Pandeiro, bandolim, banjo, cavaquinho, violino e violoncelo são alguns dos instrumentos que compõem a mostra. Exposição ‘Sons de Lá’ Heitor Xavier/Prefeitura de São Cristóvão/Divulgação Está aberta até o final do mês de março, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, a exposição ‘Sons de Lá’, de luthier José dos Santos de Araújo, conhecido como Passos. A mostra é composta por instrumentos reformados e fabricados pelo renomado artista. Pandeiro, bandolim, banjo, cavaquinho, violino e violoncelo são alguns dos instrumentos que compõem a mostra, que tem o intuito de homenagear o cantor e compositor paraibano, Jackson do Pandeiro. “Cresci ouvindo as canções dele, então resolvi nessa oportunidade fazer o tributo. Elaborei o pandeiro e fiz um desenho com a imagem dele para compor a exposição”, disse Passos. Exposição ‘Sons de Lá’ Heitor Xavier/Prefeitura de São Cristóvão/Divulgação O público interessado em visitar a exposição pode ir ao local entre terça-feira e sábado, das 10h às 16h e aos domingos, das 9h às 13h.

Ver Notícias

Hospital de Urgência de Sergipe deve ser beneficiado com investimento de R$ 500 mil


Segundo MPF, valor faz parte de Termo de Ajustamento de Conduta fechado com a Energisa. Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) Divulgação/Ascom/ASN Nesta sexta-feira (15) representantes do Ministério Público Federal e Estadual firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Energisa Sergipe que vai beneficiar o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju (SE). O acordo tem como objetivo compensar danos sociais provocados por acidentes envolvendo quedas de fios de alta tensão, que provocaram mortes e deixaram pessoas feridas no estado. Esse tipo de compensação está prevista no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o MPF, a Energisa vai doar R$ 500 mil em equipamentos à Unidade de Tratamento de Queimados do hospital. A doação deve ocorrer no prazo de 120 dias, contando a partir desta sexta-feira. No documento, a Energisa também se comprometeu a realizar a manutenção da rede elétrica de forma preventiva e corretiva. Ainda de acordo com o MPF, entre os equipamentos que devem ser doados ao HUSE estão: dermátomo, aparelho que ajuda a reconstituir a pele queimada; expansor tecidual; banheira de balneoterapia; mesa cirúrgica, entre outros. Também será instalado todo sistema de refrigeração da área de queimados, para proporcionar um ambiente adequado aos pacientes. As enfermarias, sala cirúrgica, vestiários e posto de enfermagem também devem passar por melhorias.

Ver Notícias

Justiça nega pedido do MPE para deslocamento da feira do Castelo Branco II

De acordo com o MP, os problemas estruturais da feira demonstravam riscos à integridade física dos consumidores, frequentadores e comerciantes. A Justiça negou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) que requeria a proibição do funcionamento da feira livre do Castelo Branco II, no espaço público atual, no Bairro Ponto Novo. Dessa forma, a feira continua no mesmo local. Segundo a Prefeitura de Aracaju, a decisão levou em conta que os argumentos utilizados pelo MP são anteriores ao projeto de reorganização de feiras livres da capital. “Em meados de agosto do ano passado foram realizadas mudanças e adequações nos espaços da feira do Castelo Branco, ocasionando acessibilidade”, disse o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. Na ação, o MP pediu que a Emsurb disponibilizasse um novo espaço público para a realização da feira livre no bairro, seguindo as normas de segurança, em área que não inviabilizasse o acesso seguro de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e Samu e não causasse retenção do tráfego, com prejuízo à mobilidade urbana. De acordo com o MP, os problemas estruturais da feira do Castelo Branco II demonstravam riscos à integridade física dos consumidores, frequentadores e comerciantes, segundo relatório do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Ver Notícias

VÍDEOS: SE1 desta sexta-feira, 15 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Preso suspeito de matar subtenente da PM em tentativa de assalto em estacionamento de shopping de Salvador


Crime ocorreu no Shopping Paralela, em setembro de 2017. Homem estava no Baralho do Crime da SSP e era procurado pela polícia. Luís Eduardo Santos Ribeiro é suspeito de participação na morte do subtenente Fortuna, em 2017, em Salvador Alberto Maraux/ SSP-BA O homem suspeito de matar o subtenente Fabiano Fortuna da Silva, no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, foi preso em Aracaju (SE), segundo informou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O crime ocorreu em setembro de 2017. Identificado como Luís Eduardo Santos ribeiro, conhecido como "Chapão", o homem era o 10 de Copas do Baralho do Crime da SSP, ferramenta que reúne os criminosos mais procurados da Bahia. Conforme a SSP, o suspeito usava documentos falsos para viver na capital sergipana, onde se escondia. Ele foi capturado em uma ação integrada da Força Tarefa da SSP, que investiga morte de policiais, com a Polícia Civil de Sergipe. Chapão era o 10 de Copas do Baralho do Crime da SSP, ferramenta que reúne os criminosos mais procurados Bahia SSP/ Divulgação Segundo a secretaria, além de Chapão, outros três comparsas participaram da morte do PM. Dois deles, Eduardo Santos de Araújo e Marcelo de Moura Fernandes, foram julgados e condenados a 29 anos de prisão. A SSP informou que o único integrante da quadrilha foragido é Michel da Silva Nascimento, o 8 de Ouros do Baralho do Crime da SSP. Autor dos disparos que acertaram Fortuna, ele tem mandado de prisão em aberto. Conforme a secretaria, em depoimentos, Chapão, Eduardo e Marcelo contaram que estavam no banco procurando uma vítima que realizasse saque diferenciado de dinheiro. Disseram ainda que não sabiam que se tratava de um policial quando resolveram abordar Fortuna. Caso PM foi morto a tiros em tentativa de assalto Reprodução/Facebook O subtenente da Polícia Militar, Fabiano Fortuna e Silva, de 40 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto, no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, na tarde de 28 de setembro. Ele chegou a ser levado para o Hospital Roberto Santos, mas morreu por volta das 18h do mesmo dia. O PM foi sepultado no Cemitério Bosque da Paz, no dia seguinte. Segundo o delegado Odair Carneiro, da Força-Tarefa que investiga crimes contra policiais, Fabiano Fortuna havia sacado R$ 3,9 mil em uma agência bancária do bairro de Sussuarana, e se dirigiu ao Shopping Paralela para realizar pagamentos, quando foi seguido pelos assaltantes. No estacionamento do shopping, conforme a polícia, o PM foi abordado pelos criminosos e tentou correr, mas o suspeito identificado como Michel percebeu que ele estava armado e disparou, levando Fabiano à morte. Fortuna serviu à PM durante 19 anos. Baralho do Crime Criado em 2011, o jogo é uma ferramenta lúdica criada pela SSP-BA para estimular a participação popular na busca e captura de criminosos. Todo cidadão pode contribuir com o trabalho policial através do Disque Denúncia (3235-0000 e 181), que funciona 24 horas. O sigilo é garantido pela polícia. Milchel é o único envolvido no latrocínio que ainda não foi preso SSP/ Divulgação

Ver Notícias

Suspeito de assassinar homem no Centro de Aracaju é colega de trabalho da vítima

Segundo a SSP, homem foi esfaqueado após discutir sobre uma dívida. A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) informou nesta sexta-feira (15) que um homem assassinado no Centro de Aracaju foi vítima de um colega de trabalho. Segundo a SSP, nesta quinta-feira (14), a vítima teria discutido e agredido fisicamente um colega após uma discussão sobre uma suposta dívida. No final da tarde o homem procurou o colega e o esfaqueou. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O suspeito foi preso na noite desta quinta-feira por uma equipe do Grupamento Tático de Motos (Getam).

Ver Notícias

Prazo para parcelamento de dívidas de ICMS é ampliado


Adesão pode ser realizada pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda. Oportunidade de parcelamento Divulgação O prazo para parcelamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi ampliado. A informação foi confirmada pelo governo do estado de Sergipe. A partir das condições para negociação, débitos de até R$ 100 mil podem ser parcelados em até 24 meses. Os valores superiores até o limite de R$ 500 mil podem ser pagos em até 36 meses e débitos acima de R$ 500 mil entram na faixa de parcelamento de até 47 meses. Incluídas na negociação serão as dívidas de ICMS declaradas espontaneamente ou relativas a auto de infração simplificado modelo II. A adesão ao modelo de quitação das dívidas pode ser requerida através do site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Ver Notícias

VÍDEOS: Bom Dia Sergipe desta sexta-feira, 15 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Pacientes enfrentam filas e muita confusão para marcar consultas e exames em posto de saúde de Aracaju


Polícia Militar foi chamada para tentar ajudar na organização. Centenas de pessoas ficaram amontoadas dentro da unidade de saúde Denise Gomes/TV Sergipe Na manhã desta sexta-feira (15), quem precisou de algum serviço no Posto de Saúde Onésimo Pinto, no Conjunto Jardim Centenário, no Bairro Olaria, em Aracaju, enfrentou fila e muita confusão. Quem estava no local disse que chegar às 3 horas da madrugada não é a garantia de conseguir a ficha para exames ou consultas. Segundo a comunidade, a demanda na unidade é grande para atender pacientes de cinco localidades. “Mandaram marcar as fichas para os médicos de todas as especialidades ao mesmo tempo e deu nisso. Não tem condições. A direção deveria fazer uma escala para cada bairro”, desabafa a dona Solange Souza. “Meu sobrinho possui deficiência e aqui não tem médio especialista, mas fui encaminhada pra cá”, lamenta dona Maria Lúcia. A Polícia Militar (PM) foi chamada para tentar organizar a distribuição das fichas. Por nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a sexta-feira é dia de marcação da pediatria e das consultas gerais da unidade. Como a unidade atende a milhares de pessoas, disse que é preciso que haja organização e calma para que as senhas sejam distribuídas. "Assim que a UBS foi aberta, os usuários adentraram no estabelecimento de maneira completamente desordenada, o que acabou inviabilizando a distribuição das senhas para os atendimentos, por isso a GMA foi convocada, para tentar auxiliar na organização do fluxo", disse a nota. Uma equipe da gestão da secretaria também foi deslocada para a unidade na tentativa de resolver a situação da maneira mais rápida. Unidade Básica de Saúde Onésimo Pinto Denise Gomes/TV Sergipe

Ver Notícias

Mulher confessa que aliciava adolescente para prostituição em Carmópolis

Segundo a SSP, ela não receberia nenhum beneficio pelo agenciamento e agia influenciando psicologicamente a menor. Uma mulher de 21 anos foi presa no município de Carmópolis, distante 47 km da capital. Ela é suspeita de aliciar para prostituição uma adolescente de 13 anos. A informação chegou até a polícia após os pais notarem o desaparecimento da jovem, que ficou sem dar notícia durante cinco dias. Após aparecer, a jovem disse à mãe que estava na casa de um homem e, nesse tempo, manteve relações sexuais com ele diariamente, informou o delegado Wanderson Bastos. Diante disto, foi iniciada uma investigação para descobrir o autor do crime, sendo descoberto que outros cinco homens mantiveram relação sexual com a adolescente, em situações diversas, totalizando seis pessoas. Na investigação, também foi comprovado que a mulher agenciava os encontros e alguns dos rapazes eram menores e outros maiores de 21 anos. De acordo com o delegado, alguns suspeitos confessaram que mantiveram relações com a menor, mas outros negaram.E inicialmente a suspeita também negou que agenciava os encontros, mas após a sua prisão preventiva ela confessou que viabilizava esses encontros sexuais. O delegado disse ainda que a mulher não recebia nenhum presente ou dinheiro em troca desses encontros, ela agia apenas por pura perversão sexual. Além do crime, ela também influenciava a menor psicologicamente. O inquérito está sendo finalizado e posteriormente será encaminhado à Justiça.

Ver Notícias

Mulher morre em acidente entre motocicleta e caminhão em Aracaju


Acidente foi flagrado por câmeras da SMTT. No lado esqueda da foto dá para ver a frente da ambulância do Samu, que constatou o óbito da vítima SMTT Na manhã desta sexta-feira (15), uma mulher que estava em uma motocicleta morreu em um acidente registrado por volta das 8 horas, em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), no Bairro Capucho, Zona Oeste da capital. Testemunhas disseram aos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que a motocicleta bateu em um caminhão. O motorista do caminhão teria fugido com o veículo. O local é monitorado por câmeras da SMTT. “As câmeras ficam próximas ao local do acidente e vamos verificar se o momento foi registrado. O Samu este no local e constatou o óbito”, conta o supervisor geral da SMTT de Aracaju, Alcebíades Júnior. O trânsito ficou em pista até que o Instituto Médico Legal (IML) recolhesse o corpo.

Ver Notícias

Caminhão carregado com milho tomba e carga é saqueada


Acidente ocorreu no município de Rosário do Catete (SE). Internauta flagrou o momento do saque Everton Carvalho Na madrugada desta sexta-feira (15), um caminhão carregado de milho tombou no quilômetro Km 63, no município de Rosário do Catete (SE), distante 37 Km de Aracaju. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que houve uma saída de pista e em seguida o tombamento do veículo. Duas pessoas ficaram feridas levemente. No início da manhã, o caminhão permanecia no acostamento e pessoas que passavam pelo local aproveitaram para saquear a carga. Algums pessoas aproveitaram para saquear a carga Everton Carvalho Outra carga saqueada Na quinta-feira (14), uma carreta carregada com açúcar tombou no Km6, da BR-101, no município de Propriá (SE), Região do Baixo São Francisco. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que o veículo tombou e ficou no acostamento. Agentes estiveram no local para fazer a sinalização da pista e evitar outros acidentes. Após deixaram o local, tiveram que retornar porque a carga estava sendo saqueada.

Ver Notícias

Cadastro para o programa 'Minha Casa, Minha Vida' em Nossa Senhora do Socorro termina nesta sexta-feira


Serão sorteadas 1000 unidades em dois conjuntos habitacionais. Área onde estão sendo construídas casas de programa habitacional em Nossa Senhora do Socorro Prefeitura de Socorro/Divulgação/Arquivo As famílias de baixa renda de Nossa Senhora do Socorro podem se cadastrar no programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’ até esta sexta-feira (15). Para se inscrever, é necessário ter a renda mensal bruta de até R$ 1.800, o Benefício de Prestação Continuada – BPC e o Bolsa Família não compõem a renda; não ter sido beneficiada anteriormente em programa de habitação social do Governo; não possuir casa própria ou financiamento em qualquer unidade federal; estar inscrito no Cadastro Habitacional do Município e o familiar responsável solicitante deve ser maior de 18 anos ou emancipado. Serão sorteadas 1000 unidades habitacionais, sendo 500 unidades habitacionais no Residencial Vila Formosa I e outras 500 no Cidade das Flores I. As inscrições podem ser feitas pelo site. Após o cadastramento um sorteio será realizado entre as famílias para definir quem receberá as residências e os selecionados pagarão valores entre R$80 e R$270. O valor a ser pago dependerá da renda de cada família. Seleção dos candidatos Os candidatos deverão obedecer aos critérios de seleção, que estabelece prioridade para famílias em atendimento de aluguel social; que façam parte uma pessoa idosa; residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; que possuem pessoas com deficiência e famílias com mulheres responsáveis pela unidade.

Ver Notícias

Moradores de Itabaiana voltam a fazer protesto


Eles atearam fogo em pneus próximo ao frigorífico municipal. Protesto ocorre na rodovia estadual na Região Agreste Genilson Reis Pelo segundo dia consecutivo, marchantes do município de Itabaiana (SE), na Região Agreste, protestam contra a política de fechamento dos matadouros no estado. Na manhã desta sexta-feira (15), eles atearam fogo em pneus na rodovia estadual entre os municípios de Itabaiana e Malhador. O grupo se concentrou próximo a um frigorífico municipal impedindo a entrada e saída de veículos que fazem o transporte da carne. Por causa disso, o produto está em falta na feira do município de Campo do Brito. A Polícia Militar esteve no local tentando controlar a situação.

Ver Notícias

CD sobre cultura popular será lançado em São Cristóvão neste sábado


CD ‘Samba de Coco da Ilha’ busca resgatar e valorizar os saberes da comunidade da Ilha Grande. Samba de Coco Assessoria de Imprensa Será lançado neste sábado (16), a partir das 16 horas no Povoado Ilha, em São Cristóvão (SE) o CD ‘Samba de Coco da Ilha’, gravado pelas mestras da cultura popular Madá e Adelaide. O CD busca resgatar e valorizar os saberes da comunidade da Ilha Grande através de cânticos entoados pelos ancestrais sobre diversos assuntos, desde o alimento que se produz ao modo de vida que teima em resistir na defesa de seu território. “A gente brincava de samba de coco desde criança. Nossos pais, nossos avós tocavam e a gente fazia rodas. De uns tempos pra cá, essa tradição vinha acabando, mas com o CD voltamos a dançar. Tem sido bom demais voltar a viver o samba da gente”, disse a mestra Madá.​

Ver Notícias

Projeto ‘Culturart no Palácio’ é realizado nesta sexta-feira


Cantor Betto Vidall e as filarmônicas Lira Carlos Gomes, de Estância, e Lira Paulistana, de Frei Paulo participam da primeira edição. Palácio Museu Olímpio Campos Reprodução/ TV Sergipe Nesta sexta-feira (15) será realizada a primeira edição do projeto ‘Culturart no Palácio’, a partir das 16h (horário local) em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, no Centro de Aracaju (SE). Durante o evento vão ser entregues os instrumentos de sopro, referente ao edital Leozírio, Guimarães às duas bandas filarmônicas selecionadas: Lira Carlos Gomes, de Estância, e Lira Paulistana, de Frei Paulo. Cada uma delas receberá nove instrumentos de sopro e em seguida se apresentam ao público. O cantor Betto Vidall também vai animar à tarde no Museu, seguindo com um repertório da Música Popular Brasileira. O projeto acontecerá duas vezes por mês com apresentações de bandas filarmônicas de vários municípios, além de convidados de outros segmentos culturais. O Palácio Museu Olímpio Campos fica na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

Ver Notícias

Falta de insulina no Case preocupa pacientes

Há relatos de falta do medicamento desde dezembro do ano passado. Pacientes estão preocupados com falta de insulina no Case A falta de insulina no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) tem preocupado os usuários que precisam do medicamento. Umas das pacientes, que preferiu não se identificar, disse que a última vez que conseguiu pegar a insulina no Case foi em dezembro do ano passado. Quem enfrenta a mesma situação é Juliana Santos, mãe de uma criança com diabetes, que precisou gastar R$ 100 para adquirir uma embalagem da medicação que só dura uma semana. “Fui este mês e só consegui pegar um dos tipos que meu filho precisa. Sem elas ele pode morrer. Não tenho condições de comprar todas que ele precisa”, contou. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que dois tipos, Asparte Detemir, devem chegar daqui a quinze dias; previsão dada pela empresa contratada. Em relação ao outro tipo, a glagina, a empresa informou que vai entregar a partir da próxima quarta-feira (20).

Ver Notícias

VÍDEOS: SE2 desta quinta-feira, 14 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Homem é morto a facadas no Centro de Aracaju

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo. Um homem foi morto a facadas na noite desta quinta-feira (14) no Centro de Aracaju. Segundo o Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), dois suspeitos em uma moto se aproximaram da vítima, a atacaram com a faca e fugiram. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo.

Ver Notícias

Inscrições para residência médica no Hospital Cirurgia terminam nesta sexta-feira


Os profissionais aprovados no programa receberão uma bolsa do Ministério da Saúde de R$ 3.330,43. Os profissionais aprovados no programa receberão uma bolsa do Ministério da Saúde de R$ 3.330,43 Reprodução/JN/Arquivo As inscrições para o programa de residência médica do Hospital Cirurgia encerram-se nesta sexta-feira (15). Ao todo, são nove vagas, sendo três para a Área Cirúrgica Básica e seis divididas entre cardiologia, ortopedia e traumatologia e cirurgia vascular. Os profissionais aprovados no programa receberão uma bolsa do Ministério da Saúde de R$ 3.330,43. Os interessados devem se escrever pelo site. A entrega dos documentos deverá ser feita na Comissão de Residência Médica (COREME) do hospital até o dia 15 de fevereiro e a prova escrita será aplicada próximo dia 19.

Ver Notícias

IML convoca familiares para retirada de nove corpos que já estão identificados


Apesar da identificação corpos permanecem na unidade. Instituto Médico Legal de Sergipe Osmar Rios/G1 A Secretária de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) informou nesta quinta-feira (14) que o Instituto Médico Legal (IML) aguarda o comparecimento de familiares para a liberação de corpos que já foram devidamente identificados e encontram-se na unidade. Segundo a SSP, na unidade, estão os corpos identificados de acordo com o protocolo de identificação do IML, que usa a papiloscopia, odontologia, antropologia forense e DNA. As ossadas de anos passados estão sendo estudadas na antropologia forense, serviço instalado recentemente, que faz a análise de ossadas para estimar idade, sexo, estatura, ancestralidade, estudo da identificação, da causa e do tempo de morte. Ainda de acordo com a secretaria, os familiares que podem realizar a liberação do corpo são os parentes de 1º grau, como pai, mãe, irmão ou irmã, filho ou filha; e cônjuge, esposo ou esposa. Os autorizados devem comparecer até o dia 24 de fevereiro. Confira a lista dos corpos identificados: Pessoas Identificadas Zacarias Domingos da Silva José Genival dos Santos Carlos Roberto Marque de Almeida José Marcio de Jesus Santos Corpos identificados pela odontologia legal, antropologia forense e DNA Fábio Brune dos Santos Cosme de Melo Santos Alexander Nascimento Jesus Maikian Saib Costa Santos Daniel dos Santos

Ver Notícias

VÍDEOS: SE1 desta quinta-feira, 14 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Homem é preso vendendo drogas na Avenida São Paulo em Aracaju

Segundo a polícia, suspeito disse que comprou drogas no Bairro Veneza. Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (14) vendendo drogas na Avenida São Paulo, em Aracaju (SE). Com ele foram apreendidos 23 papelotes de substância semelhante à maconha, cinco pacotes de substância semelhante ao crack e uma pequena quantia em dinheiro. Ele confessou aos policiais que conseguiu as drogas no Bairro Veneza e comercializava os entorpecentes com o objetivo de um problema de ordem financeira. O caso foi registrado 8ª Delegacia Metropolitana.

Ver Notícias

Resultado do Processo Seletivo para Curso Pré-Universitário é divulgado

Matrículas devem ser realizadas até essa sexta-feira (15). A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informou nesta quinta-feira (14) o resultado do Processo Seletivo para o Pré-Universitário (Preuni). Os classificados deverão realizar a matrícula até a próxima sexta-feira, 15 de fevereiro, no polo em que irão estudar, munidos de uma fotografia 3×4 recente, bem como a cópia legível dos seguintes documentos: Carteira de Identidade CPF Comprovante de residência Documento (certificado ou declaração) atestando que o candidato concluiu o Ensino Médio Para os candidatos que ainda irão concluir o nível de ensino médio será necessário apresentar declaração atestando que está regularmente matriculado ou apto para cursar a 3ª Série do Ensino Médio regular ou EJAEM no ano de 2019. As aulas terão início na próxima segunda-feira (18).

Ver Notícias

Pesquisa compara preços de hortifruti em Aracaju


Foram pesquisados 47 produtos. Pesquisa foi realizada em dois Fabiana Figueiredo/G1/Arquivo A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), disponibilizou nesta quinta-feira (14) uma pesquisa comparativa dos preços de hortifruti. O levantamento, realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro, pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e contemplou 47 diferentes produtos. Segundo o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, foram visitados 18 estabelecimentos. Fazem parte do levantamento 21 frutas e 26 itens de horta de pomar. No caso do abacate, foram encontrados preços que variam entre R$ 1 e R$ 5 (entre 2 e 3 unidades), já no kg os preços variam entre R$ 3 e R$ 8,99. Já em relação à abóbora foram encontrados valores entre R$ 2,50 e R$ 5 o kg. Para o abacaxi foram encontrados preços que variam entre R$ 2 e R$ 6. O coordenador lembra que as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foram realizados o levantamento. E que estão sujeitos à alteração conforme a data da compra. Produtos pesquisados Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana, caju, goiaba, jenipapo, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica ou tangerina, morango, pera, uva roxa e uva verde. Horta e pomar: abobrinha, abóbora, alface, alho, batata doce, batata inglesa, berinjela, beterraba, brócolis, cebola branca, cebola roxa, cebolinha, cenoura, chuchu, coentro, couve, espinafre, inhame, macaxeira, manjericão, pepino, pimentão, quiabo, repolho, salsa e tomate. A pesquisa reuniu 47 tipos de produtos, mas não significa que todos os estabelecimentos envolvidos comercializem a totalidade destes produtos.

Ver Notícias

VÍDEOS: Bom Dia Sergipe desta quinta-feira, 14 de fevereiro


Assista aos vídeos com as principais notícias do estado. Assista aos vídeos com as principais notícias do estado.

Ver Notícias

Caminhão tomba na BR-101 e carga é saqueada


Registro da PRF ocorreu no município de Propriá (SE). Algumas pessoas aproveitaram para saquear a carga Hudson Jorge de Souza Santos Uma carreta carregada com açúcar tombou no quilômetro 06, da BR-101, no município de Propriá (SE), Região do Baixo São Francisco. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (14). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que o veículo tombou e ficou no acostamento. Agentes estiveram no local para fazer a sinalização da pista e evitar outros acidentes. Após deixaram o local, tiveram que retornar porque a carga estava sendo saqueada. “Estava a caminho de Propriá quando percebi a movimentação de várias pessoas retirando a carga do caminhão bitrem”, conta Hudson Jorge de Souza Santos. Caminhão carregado com açúcar tomba na BR-101, em Sergipe Hudson Jorge de Souza Santos

Ver Notícias

Operação interdita matadouros dos municípios de Itaporanga D’Ajuda e Estância


Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (14). Operação contou com o trabalho de vários órgãos MPE Na manhã desta quinta-feira (14), o Matadouro Municipal José Sobral Garcez e o mercado de carnes, localizado no município de Itaporanga D’Ajuda e de Estância foram interditados durante uma operação que reuniu diversos órgãos públicos. A operação reuniu representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA), Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Vigilância Sanitária, Comando de Operações Especiais (COE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o promotor do Ministério Público Federal, Yuri Marcel, o matadouro de Itaporanga tem o prazo de 24 horas para que sejam retirados os objetivos utilizados para o abate de animais. Já o matadouro de Estância, por ser de maior porte, e ter animais no local e mais objetos para o abate foi dado o prazo de cinco dias para que a retirada seja realizada. Ainda de acordo com o promotor, o objetivo é que os abates de animais no estado de Sergipe sejam realizados de forma regular, bem como o descarte das carcaças para que não poluam o meio ambiente. A assessoria de comunicação do Prefeitura de Itaporanga D' Ajuda informou a reportagem do G1 que a assessoria jurídica está reunida para tomar as medidas necessárias. A Prefeitura de Estância ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Ver Notícias

Mercado possibilita transição e adere a novas profissões


Seja por realização pessoal ou profissional, a transição de carreira e reinvenção profissional passam a ser mais comuns por imposição do mercado, que exige novas performances Todos os dias, Dalmo Moura encara três horas de estrada entre Paripiranga e o campus universitário em Aracaju. O retorno para casa é ainda mais longo: só chega por volta de uma hora da manhã para recomeçar, logo mais, a jornada que inclui trabalho, afazeres domésticos e estudo. Com diplomas em Engenharia Agrônoma e História, o que faz Dalmo suportar essa rotina? A resposta é paixão e força de vontade em busca de oportunidades. São esses os sentimentos que levam jovens e adultos já diplomados a retornarem para a universidade em busca de alternativas no mercado de trabalho e/ou realização pessoal. No caso de Dalmo, a Gastronomia o levou de volta à academia. Ele está no terceiro período do curso na Universidade Tiradentes e planeja deixar para trás o trabalho de projetos agrícolas. “O que me trouxe para a Gastronomia foi paixão. Sou de uma família grande, e a cozinha era um ambiente de conforto e de união. É uma forma de me conectar com eles. Sempre foi um grande sonho, mas por conta da família e da necessidade de ganhar dinheiro fui para outras áreas”, conta. Dalmo Moura já possui diplomas em Engenharia Agrônoma e História e hoje cursa Gastronomia para se sentir completo ASSCOM Unit Assim como Dalmo, Andréa Gama também buscou uma segunda formação acadêmica após ingressar no mercado como designer gráfica. No caso dela, o sonho ganhou reforço de oportunidade de emprego. “A vontade de ampliar minhas possibilidades de atuação no mercado de trabalho e de realizar um sonho antigo, que era estudar Psicologia, me fez voltar para universidade e encarar mais um desafio. Escolhi esta área porque é uma ferramenta riquíssima para me tornar um agente transformador na vida de muitas pessoas e de contribuir, cada vez mais, para uma sociedade mais inclusiva, mentalmente saudável e empática”, relata Andréa, que atualmente trabalha com marketing político. A designer Andréa Gama está em busca de sua segunda graduação ASSCOM Unit A maioria dos profissionais teve que escolher sua carreira aos 17 ou 18 anos. Além da imaturidade natural do final da adolescência, muitos jovens ainda escolhem suas profissões por influência familiar, em busca de uma área promissora, sem analisar as peculiaridades do curso ou por não levarem em conta suas próprias habilidades. Seja qual for o motivo, as novas demandas, aliadas ao avanço tecnológico, exigem transformações no perfil profissional e até criação, transformação ou atualização de profissões. Criatividade, flexibilidade cognitiva e gestão de pessoas são as características exigidas pelo mercado de trabalho cada vez mais mutável. De acordo com a gerente do Unit Carreiras, professora Janaína Machado, o profissional terá que se reinventar constantemente, e a transição de carreira será algo comum. “O mercado de trabalho está exigindo novas habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em sala de aula. Temos que chamar atenção sobre o que é empregabilidade, como o mercado se apresenta e como as pessoas vêm se comportando nesse cenário. A educação também mudou e precisa ser repensada. Trabalhar é resolver encrenca. Estamos preparando nossos alunos para isso? O professor precisa se fazer essa pergunta”, disse. Para a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, criatividade, flexibilidade cognitiva e gestão de pessoas são atributos necessários para disputar atuais vagas ASSCOM Unit As mudanças exigem pesquisa e disposição para aprender, haja vista que os modelos de profissão estão sendo quebrados ou desconstruídos para serem reformulados de acordo com as necessidades mercadológicas. “Estamos em fase de transição e sem modelo, mas é preciso apresentar flexibilidade cognitiva para estudar praticamente tudo de novo, já que o que antigamente era regra, hoje, mudou”. Tudo isso é reflexo da 4ª Revolução Industrial, que afeta o mercado e o futuro do trabalho. O que também levou Carlos Alberto Pacheco de volta ao campus universitário na condição de calouro. Aposentado na área de Telecomunicações, ele hoje busca nova rotina e um novo nicho de atuação no curso de Psicologia. “Estou com 60 anos, sou uma pessoa realizada no que fiz até agora, mas entendo que a vida é um processo contínuo de aprendizado e uma nova carreira me traz um cenário novo. Estou apenas no segundo período e posso dizer que temos disciplinas que fundamentam bem o que virá pela frente, o currículo está sendo sempre reavaliado, e me preparando para as demandas do atual mercado”. O aposentado na área de Telecomunicações Carlos Alberto Pacheco está ansioso pelo que está por vir ASSCOM Unit Para atender as necessidades da sociedade nessa constante transformação e convergência tecnológica, profissões que antes não existiam acabam sendo cruciais para o futuro da humanidade e, assim, precisam se estabelecer na vida acadêmica. É o caso do curso Jogos Digitais ofertado pela Universidade Tiradentes. As áreas em expansão exigem empreendedorismo e criatividade, conceitos que embasam a grade curricular dos dois cursos. Alexandre Antônio Matos está no terceiro período de Jogos Digitais e afirma que a busca por conhecimento vai além da sala de aula. “Escolhi essa área porque desde pequeno eu gosto de jogar e fico curioso para saber como as coisas funcionam. A curiosidade foi crescendo e, quando surgiu o curso na Unit, resolvi fazer. Estou sempre me atualizando para acompanhar os avanços da área, que acontecem muito rápido; já que nosso mercado não é só entretenimento em si. Além disso, os jogos têm muitas outras funções sociais, pois pessoas usam mecanismos da nossa área para aplicar na educação, saúde, além de filmes e animações”, disse.

Ver Notícias

Dezenas de peixes aparecem mortos no Parque Augusto Franco


Esta é a segunda vez que o fato acontece este ano. Peixes mortos ampareceram no lago do Parque Augusto Franco Reprodução/TV Sergipe Na manhã desta quinta-feira (14), dezenas peixes voltaram a aparecer mortos no lago do Parque Augusto Franco, antigo Sementeira, localizado na Zona Sul de Aracaju. A situação deixou um cheiro forte e muitas pessoas que fazem caminhada no local reclamaram. Alguns funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foram vistos fazendo a limpeza da área. Funcionários da Emsurb retiram os peixes mortos do lago Reprodução/TV Sergipe A assessoria de comunicação da Emsurb confirma a informação e disse que são pouco mais de cem peixes mortos. O problema pode ter sido gerado pela baixa vazão do lago nesta época do ano, já que as bombas estão funcionando normalmente. O órgão aguarda uma análise do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), que no início do ano fez uma coletada da água. Duas situações semelhantes aconteceram nos dias 16 e 2 de janeiro. Peixes são encontrados mortos no Parque Augusto Franco Denise Gomes/ TV Sergipe Recorrente Em junho do ano passado, a mortandade de peixes também foi vista. Na época, a empresa municipal estabeleceu o acompanhamento para controle de salubridade da água, além de adotar medidas para aumentar o nível de oxigenação no lago, com a instalação de uma bomba, e a realização da despescagem para evitar que a superpopulação de peixes ocasione novas mortes. Meses depois, um laudo do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), fez uma análise da água e segundo o laudo, percebeu-se uma melhora considerável em relação aos índices de oxigênio dissolvido na água (necessário a vida aquática), que apresentaram valores normalizados, como também uma redução drástica nos níveis de amônia e carbono orgânico total, que constituem um importante indicador da existência de poluição. Em março de 2013, uma situação semelhante aconteceu no lago. Na época, especialista disseram que houve falta de oxigenação. “A gente percebe que a tilápia, que é a espécie que está morrendo em grande quantidade, está em um tamanho pequeno se comparado ao potencial de crescimento de uma tilápia. A tendência quando os peixes estão muito juntos é de fato que eles não cresçam. Isso demonstra que há aparentemente uma superpovoação”, explicou na época, o zootecnista Rodrigo Fujimoto.

Ver Notícias